Rota das Emoções

Lençóis Maranhenses com Santo Amaro, Atins, Delta e Jeri


Nessa viagem você irá:

Relaxar

Aprender

Explorar

Fotografar

Para onde

Em 2005, o Governo Federal junto ao Sebrae nomeou essa rota como forma de desenvolver a região nordeste do país. O complexo turístico liga via estrada e barcos os estados do Piauí, Ceará e Maranhão, tendo em comum lagoas cristalinas e exóticas. Lugares exclusivos no mundo. As belas e encantadoras praias de Jeri, as lagoas dos Lençóis e pelas tradições do Cajueiro da Praia, Luis Correia e o Delta do Parnaíba

Será imperdível

Andar de quadriciclo e ver as lagoas no meio das dunas dos Lençóis Maranhenses, algo único no mundo! Conhecer as vilas de pescadores de Caburé e as casas de palha. Navegar pelo Delta do Parnaíba e estar em à natureza de água doce e salgada. Assistir ao por do sol de Jericoacoara e fazer a trilha da Pedra Furada.

Seu Roteiro

10 noites / 11 dias - Saídas aos Domingos

1º Dia (Domingo) – SÃO LUIS

Chegada ao Aeroporto de São Luís. Recepção e traslado ao hotel.  

2º Dia – (Segunda) - FEIRA - SÃO LUÍS // SANTO AMARO // PARQUE NACIONAL // LAGOA DA GAIVOTA

Após o café da manhã, saímos do hotel em veículo privativo em direção a Santo Amaro. Traslado por asfalto (ainda tem um pedacinho de piçarra) de aproximadamente 3h30. .Acomodação na pousada e almoço. À tarde saímos para uma caminhada leve pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em direção à Lagoa da Gaivota, uma entre muitas que encontraremos (na época da cheia). Ficaremos curtindo este visual até o entardecer. Santo Amaro é uma cidade ainda pequena, mas que com o advento do asfalto, vem crescendo. Ainda possui ruelas de areia, o que a deixa bastante acolhedora.

 

3º Dia – (Terça) - SANTO AMARO // BARREIRINHAS - Espigão e Betânia

Após o café da manhã, faremos um passeio em veículo 4x4 até chegar ao Espigão, que fica entre o Rio Alegre e as dunas. Trata-se de uma caminhada refrescante, ora pelas dunas ora pelo rio, até chegarmos ao povoado de Betânia, onde há uma enorme lagoa de mesmo nome. Nesta comunidade faremos um almoço caipira (incluso), próximo a uma lagoa. Após breve descanso, seguiremos para Barreirinhas, onde chegaremos no final do dia. Barreirinhas é uma cidade bem maior que Santo Amaro, situada às margens do Rio Preguiças. Acomodação na pousada escolhida.

4º Dia – (Quarta) BARREIRINHAS // TAPUIO // MARCELINO // CIRCUITO LAGOA BONITA

Após o café da manhã, subiremos de voadeira o Rio Preguiças até chegar ao Tapuio, um povoado que ainda preserva o modo de vida dos antigos barreirinhenses. Visitaremos a Casa da Farinha, onde podemos observar todo o processo artesanal da fabricação da farinha de mandioca, principal alimento dos maranhenses.  Continuamos nosso passeio pelo rio até chegar ao povoado de Marcelino. Este local nos proporciona o contato com as mulheres que trabalham com o artesanato de palha de buriti, cuja comunidade recebeu estímulo da Freeway para fazer deste trabalho um produto turístico. Podemos ver como funciona todo o processo, desde o tingimento da palha, até a confecção do artesanato.

 

Continuando nosso passeio, seguiremos em direção ao Parque Nacional em veículo 4x4. No caminho, paramos no povoado de Tratado de Cima, onde faremos nosso almoço. De lá vamos para o Circuito da Lagoa Bonita, local onde temos a sensação de estar em meio ao grande deserto, deserto este muito especial, cheio de lagoas (na época da cheia). Após deliciosos banhos e um gostoso entardecer, retornamos para Barreirinhas.

 5º Dia – (Quinta) BARREIRINHAS // VASSOURAS // MANDACARU // CABURÉ // ATINS

 

Após o café da manhã, sairemos em lancha voadeira Rio Preguiças abaixo até o povoado do Atins. No caminho, paramos em Vassouras, Pequenos Lençóis, Área de Proteção Ambiental. Caminhamos pelas dunas, tomamos banho nas lagoas (na época da cheia) e podemos ainda saborear uma água de coco em uma barraquinha beira rio. Continuamos navegando e em alguns minutos estamos no Caburé, pitoresco vilarejo de pescadores, com casas simples recobertas por palha de carnaúba, situado em uma faixa de areia de 200 metros entre o rio e o mar. Cruzaremos então o rio até o Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol do Preguiças. Nele podemos subir, para ter uma visão de 360 graus da região.

Em seguida, já no final da tarde, teremos o belíssimo espetáculo da revoada dos pássaros (garças e com sorte, guarás) em direção ao dormitório dos mesmos. Seguiremos então a Atins.

6º Dia – (Sexta) - ATINS // LAGOAS DO PARQUE NACIONAL

Após o café da manhã, sairemos em 4x4 até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, desta vez mais próximos ao mar, e iremos conhecer e curtir as lagoas do Mario e da Capivara, que são algumas das belas lagoas que localizam-se nesta região do parque.  Após curtirmos dunas e lagoas (na época da cheia), iremos para o Canto do Atins, e teremos nosso almoço (não incluído), em uma pitoresca barraca que oferece comida à base de frutos do mar.. No final da tarde retornamos para a pousada. Noite livre em Atins para curtir este pitoresco povoado com ruas de areia, que está se tornando a nova Meca do Kite Surf.

7º Dia (Sábado) - ATINS // TUTOIA // DELTA DO PARNAÍBA // PARNAÍBA

Após o café da manhã (de acordo com a maré), cruzaremos de lancha voadeira, por 10 minutos, o rio Preguiças até o Caburé, de onde partiremos em veículo 4x4 até Tutoia. Lá chegando, embarcaremos em lancha voadeira no Rio Parnaíba, para atravessarmos o mesmo até o Porto dos Tatus, percorrendo 4 dos 5 braços deste impressionante delta.

Partiremos do Porto de Tutoia, e nosso trajeto, passará por várias ilhas , entre elas a Ilha do Cajueiro, a Ilha dos Três Bocas, a Ilha do Caju, a Ilha do Torto e a Ilha das Canárias.

Faremos nosso almoço (não incluído) no Morro do Meio, um singelo povoado típico dos ribeirinhas que habitam as margens do Delta do Parnaíba. No final da tarde chegaremos ao Porto dos Tatus, de onde seguiremos por mais 20 minutos de carro até a cidade de Parnaíba. Após nos alojarmos em nossa pousada, podemos dar uma volta pelo centro histórico, no Porto das Barcas, e visitar algumas lojas de artesanato e jantar.

 

8º Dia (Domingo) PARNAÍBA // CAMOCIM // TATAJUBA // JERICOACOARA

Após café da manhã, traslado a Camocim. Após a travessia de barco pelo Rio Coreaú, iniciaremos o traslado que na verdade é um grande passeio. A paisagem é composta por praias desertas e lindas dunas que chegam a até 30 metros de altura. Faremos um pausa em Tatajuba para curtir a bela Lagoa Verde. Após relaxarmos nas redes penduradas sobre a lagoa, poderemos almoçar neste delicioso recanto. Tatajuba é um primitivo vilarejo de pescadores que foi encoberto pela ação das dunas e reconstruído pelos seus habitantes na outra margem do rio. É por isso que alguns a consideram como Nova Tatajuba. Possui dunas enormes, algumas em processo de cristalização, o que as impede de se mover pela ação do vento. Chegaremos a Jeri à tarde e nos hospedaremos. 

9º Dia (Segunda) JERICOACOARA // LAGOAS AZUL E DO PARAÍSO

Após o café, faremos um passeio de buggy às Lagoas Azul - ainda virgem, imensa e de águas impressionantemente azuis - e do Paraíso, que possui algumas charmosas pousadas ao redor. Caminharemos por suas areias e poderemos nadar em suas gostosas águas. A região é conhecida também pela culinária, pois os restaurantes, apesar de simples, oferecem pratos de peixes e camarão frescos, pescados no mesmo dia, a preços atraentes. No meio da tarde retornaremos a Jeri cruzando as dunas, uma sensação maravilhosa. Chegaremos a tempo de assistir o pôr-do-sol do alto da duna principal da vila, para onde todos se dirigem. 

10º Dia (Terça) JERICOACOARA // PEDRA FURADA

Neste dia, sairemos à pé e caminharemos pela praia até a Pedra Furada, junto ao mar. Símbolo da vila, o local compreende lindas formações rochosas em meio às ondas do mar. Curtiremos o local e voltaremos a Jeri. Tarde livre. 

11º Dia (Quarta) JERICOACOARA // FORTALEZA

Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Fortaleza.

Seu Voo

Voo Chegada: São Luis (SLZ)

Voo Retorno: Jericoacoara (JJD) ou Fortaleza (FOR)

Da região das pousadas e hotéis em Jejioca de Jericoacoara:
Aeroporto JJD – 48 km / Aeroporto FOR – 280 km pelas dunas.

Sugestão:

Voos por Fortaleza são mais baratos que por Jeri, mas o ideal é dormir uma noite pelo menos em Fortaleza do que seguir viagem no mesmo dia. Dependendo dos ventos, a rota até Fortaleza pode ser mais demorada.

Suas hospedagens


Cidade Hotel
1 Noite emSão Luis Luzeiros São Luis 3*
2 Noites em Barreirinhas Pousada Vila Jurara 3*
1 Noite em Santo Amaro Pousada Água Doce 3*
2 Noites em Atins Encantes do Nordeste 3*
1 Noite em Parnaíba Pousada Vila Parnaíba 3*
3 Noites em Jeri Surfing Jeri 4*
*valores para apto Standard ou categoria mais econômica
*preços válidos para baixa e média temporada - feriados solicite orçamento
Seu Roteiro Inclui

INCLUÍDO:

  • Traslados Aeroporto de São Luís - Hotel em São Luís - Pousada em Jeri - Aeroporto de Fortaleza;
  • 01 noite em São Luis, 01 noite em Santo  Amaro, 02 noites em Barreirinhas, 02 noites no Atins, 01 noite em Parnaíba e 03 noites em Jericoacoara com café da manhã; 
  • 01 Almoço na região de Betânia;
  • Passeios descritos no roteiro com acompanhamento de guias;
  • Kit Freeway (1);
  • Seguro Viagem Nacional – Intermac, Cobertura Brasil Premium (consulte suplemento para maiores de 75 anos);
  •  

NÃO INCLUÍDO:

  • Passagem Aérea;
  • Taxa de Turismo Sustentável em Jericoacoara: a partir de 21 de Setembro.17 será cobrado R$ 5,00 por dia por pessoa. Haverá um posto de cobrança na entrada da cidade (será possível pagar com débito ou crédito) ou também pode ser impresso um boleto no site da prefeitura: http://speedgov.com.br/satjij/servlet/gerataxatur;
  • Refeições;
  • Despesas pessoais;
  • Tarifa para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo;
  • Qualquer outro serviço não mencionado como incluído;
Seu Investimento

Valor por Adulto Valor por Criança Valor Aéreo - Adulto Valor Aéreo - Criança
RS: 7.171,00 RS: 5.268,00 RS: 849,00 RS: 770,00
*preços válidos para baixa e média temporada - feriados solicite orçamento
*aéreo saída de SP, volta por Fortaleza, com 1 bagagem com tarifa promocional
*Consulte outros aeroportos

Pagamentos:
Terrestre

20% entrada + saldo em 7 vezes sem juros no cartão.

Aéreo

Entre 4 e 6 vezes sem juros, dependendo da companhia aérea.


Condições Gerais:
  • Documentação para embarque: para sua tranquilidade providencie a documentação com antecedência.
  • Crianças menores de 18 anos que não estejam acompanhadas de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimo de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.
  • A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
  • Cancelamentos e devoluções: De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço
Levar na Viagem

CHECK LIST:

  • Mochila pequena
  • Roupas leves
  • Papete (bastante recomendável)
  • Capa de chuva
  • Lanterna pequena
  • Maiô, shorts
  • Boné
  • Repelente, protetor solar
  • Toalha pequena para os passeios
  • Óculos escuros (muito importantes para caminhar nas dunas)
  •  

MELHOR ÉPOCA

Entre Maio e Agosto, as lagoas estão cheias e a paisagem, em plenitude. Em setembro, elas começam a secar. Na última semana de julho, acontece a Vaquejada, com shows folclóricos. Em agosto, estrangeiros desembarcam em peso por lá.

CLIMA

Predomina no Maranhão os seguintes climas: quente úmido (oeste), quente semiúmido (norte e sul) e quente semiárido (leste). Temperatura média de 30º com a mínima de 20,3º e a máxima de 40º

CRIANÇAS

Além de relaxar e curtir lagoas calmas, mornas de água cristalina, escorregar nas dunas e mergulhar em praias paradisíacas, é a grande oportunidade de conhecer a vida do interior do nordeste do país através da cultura dos pescadores e ribeirinhas. As trilhas principais são fáceis e acessíveis.

Ideal para crianças a partir de 3 anos.

Galeria de Imagens
Informações que Precisamos